Brevet 200, 300 e Desafio 110 – 07/08/21 – Botucatu – Iluminação e Manta Térmica

Caros Randonneurs,

A data de nossos Brevets 200, 300 e Desafio 110 se aproxima, e com isso muitos já iniciam seu planejamento de prova. Abaixo colocamos alguns itens de atenção, referentes à Iluminação e o porte de Manta Térmica.

Do Artigo 6 de nosso regulamento:

É obrigatória a utilização dos seguintes itens/equipamentos de segurança em qualquer evento organizado pelo Audax Randonneurs São Paulo, independente das distâncias e horários de realização:

1 – Capacete;
2 – Colete refletivo;
3 – Iluminação frontal (branca/amarela);
4 – Iluminação traseira (vermelha) – 2 unidades

Iluminação/Visibilidade do ciclista na estrada: Este é um ponto primordial para a segurança dos ciclistas que trafegam em estradas e vias publicas e estão sujeitos às intempéries impostas tanto pelo horário quanto pelo clima. Um caso muito fácil de exemplificar é o BREVET 200 e DESAFIOS onde muitos ciclistas consideram o farol dianteiro, a lanterna traseira e o colete refletivo itens dispensáveis pelo fato de existir a possibilidade de conclusão do trajeto ainda sob a luz do dia, principalmente no período em que vigora o horário de verão. Deixam de lado o fato de que, a qualquer momento, estão sujeitos a enfrentar fortes chuvas (daquelas em que o dia praticamente vira noite) e nevoeiros. A utilização destes itens podem fazer a diferença entre um ciclista brevetado e um ciclista acidentado.

Quanto aos modelos de faróis e lanternas, estes devem ser funcionais e não decorativos; devem atender simultaneamente as necessidades do ciclista em
“ver” e “ser visto”. Iluminação traseira deve obrigatoriamente ser vermelha, iluminação frontal deve ser branca/amarela.

Ainda para para a iluminação/sinalização traseira, vermelha, é obrigatório a utilização de no mínimo 2 pontos, sendo 1 deles instalado no seatstay ou no chainstay, conforme abaixo. Caso a utilização de bagageiros ou alforges impeçam a instalação da iluminação neste ponto, a mesma deverá ser instalada em outro ponto igualmente visível.

Não economize na sua segurança! Adquira equipamentos que efetivamente façam com que você seja visto pelos motoristas e também com que você enxergue o caminho à frente.

Manta Térmica: Devido à possibilidade de baixas temperaturas no decorrer das provas, recomendamos fortemente o porte de manta térmica aluminizada. Este item não será mais verificado em nossas vistorias. Entendemos que todo o randonneur inteligente e precavido tenha ciência da importância de portar a manta. Lembramos a todos que, em diversas oportunidades, desde 2010 em nossos eventos, o porte e a utilização da manta térmica já foi responsável por salvar não somente brevets, mas também vidas.

Sugerimos fortemente a leitura completa de nossos regulamentos  Regulamento dos Brevets Randonneurs Mundiais (BRM) de 200 km à 1000 km e Itens/Equipamentos Obrigatórios e Orientações Gerais

Nos vemos em Botucatu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s