Brevet 200, Brevet 300 e Desafio 150 – Boituva – 29/01/22 – Constatações sobre segurança

Amigos! Que dia!

Brevets e Desafio duríssimos por conta das adversidades do clima! Chuva do início ao fim! Em alguns momentos uma leve garoa; em boa parte do tempo chuva moderada a forte! Nada fora do que já mostrava a previsão meteorológica.

Topo da serra de Botucatu. Chuva e nevoeiro!

Parabens à todos os randonneurs que se propuseram a enfrentar este grande desafio, independente de seus resultados! Com certeza este evento ficará registrado com um dos mais duros já realizados pelo Audax Randonneurs São Paulo.

Vamos aproveitar este evento para destacar a importância da utilização dos equipamentos CORRETOS de segurança, principalmente no que diz respeito a iluminação.

Em nossas vistorias, que são rígidas, vemos todos os tipos de iluminação dianteira e traseira. Obrigatoriamente, nosso regulamento pede um ponto de iluminação dianteiro, branco ou amarelo, e dois pontos de iluminação traseiro, sempre vermelho. Ambos devem atender prioritariamente a três requisitos básicos: VER, SER VISTO e SER CONFIÁVEL. Encontramos desde equipamentos simples e baratos, até equipamentos mais sofisticados e caros. Mas o foco de nossas vistorias é sempre baseado nestes 3 requisitos. Em paralelo a isso, ouvimos todos os tipos de desculpas para o não atendimento aos requisitos mínimos.

Copiamos abaixo trecho de nosso regulamento que trata sobre os equipamentos obrigatórios (https://audaxsp.wordpress.com/informacoes-importantes/)

1 – Iluminação/Visibilidade do ciclista na estrada
Este é um ponto primordial para a segurança dos ciclistas que trafegam em estradas e vias publicas e estão sujeitos às intempéries impostas tanto pelo horário quanto pelo clima. Um caso muito fácil de exemplificar é o BREVET 200 e DESAFIOS onde muitos ciclistas consideram o farol dianteiro, a lanterna traseira e o colete refletivo itens dispensáveis pelo fato de existir a possibilidade de conclusão do trajeto ainda sob a luz do dia, principalmente no período em que vigora o horário de verão. Deixam de lado o fato de que, a qualquer momento, estão sujeitos a enfrentar fortes chuvas (daquelas em que o dia praticamente vira noite) e nevoeiros. A utilização destes itens podem fazer a diferença entre um ciclista brevetado e um ciclista acidentado.

Kits de iluminação simples e com fluxo luminoso forte

Notem que é citada no texto a utilização da iluminação não somente durante a noite, mas também sob condições adversas do clima. As adversidades do clima podem acontecer a qualquer momento do brevet e desafio, e a qualquer horário do dia.

E foi exatamente o que aconteceu neste final de semana! E alguns ciclistas tiveram problemas com suas iluminações, seja por ter entrado água e deixado de funcionar, seja por ficarem praticamente invisíveis com a combinação noite e chuva.

Foque na sua segurança! Adquira equipamentos apropriados, que façam você VER, que façam você SER VISTO e que não lhe DEIXEM NA MÃO. Ao adquirir seus equipamentos, avaliem estes 3 requisitos. Saiba que, se você já tem uma leve percepção de que seus equipamentos não atendem, nós lhe daremos a certeza durante as rígidas vistorias, impedindo a sua largada até a devida regularização.

Como exemplo durante às vistorias, encontramos diversos randonneurs com kits de iluminação mais simples, fortes o suficientes para VER e SEREM VISTOS, e embalados em plástico filme, como forma de deixar o equipamento estanque. Fica a dica!

Não relaxe com a sua segurança!!!

Ainda esta semana publicaremos os resultados!

Allez!

2 respostas em “Brevet 200, Brevet 300 e Desafio 150 – Boituva – 29/01/22 – Constatações sobre segurança

  1. Os equipamentos de segurança são de extrema importância durante todo o trajeto devido a chuvas constantes, tomei muita chuva mesmo, de verdade, mas a sensação de quem fez a primeira vez 200km numa adversidade como está do tempo, pode concluir, foi gratificante demais.

  2. Boituva sempre foi uma prova maravilhosa. E este ano não poderia ser diferente. òtimo esse trajeto, e apesar da chuva, o clima estava muito agradável !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s