Dica 6 – Check list antes da prova

(por Richard Dunner)

Acabo de pedalar a prova do Desafio Rural onde achava ter preparado o material da forma mais minuciosa possível. Durante o caminho furei 4 vezes e acabei não terminando a prova. Tive todos estes furos pelo fato de não ter verificado o posicionamento das sapatas de freio na roda traseira, depois de ter trocado a corrente. Sempre se aprende! Quem quiser pode ler o relato no blog do desafio rural (http://desafiorural.wordpress.com/2012/05/10/relato-do-richard-dunner)

Então a base para o seu sucesso começa em casa, preparando a sua prova de forma sistemática, para você não ter que improvisar como na foto abaixo

Bicicleta e acessórios
Este primeiro check list não demora mais que 10 minutos, dando uma visão imediata do estado e funcionamento da sua bicicleta e eventuais medidas a serem tomadas. Verifique os seguintes itens:

1 – Freios
Verifique se os freios estão funcionando corretamente, se os cabos estão inteiros, se as sapatas ou pastilhas ainda estão em bom estado e no posicionamento correto.

2 – Marchas
Verifique se os trocadores de marchas estão funcionando, se os cabos estão inteiros, se a corrente esta lubrificada, sem folga e se possui algum som estranho.

3- Rodas
Verifique se as rodas estão alinhadas, em bom estado e giram livremente. Verifique se os pneus não estão demasiadamente gastos, se estão com a pressão certa e não perdem ar.

4 – Direção
Verifique se a caixa de direção está sem folga, se o guidão está em bom estado, sem trincas visíveis e os parafusos da mesa estão apertados.

5 – Pedais
Verifique se os pedais estão bem apertados e giram livremente.

6 – Selim
Verifique se o selim está na altura certa e o canote bem apertado.

7 – Acessórios
Verifique se o bagageiro, o paralamas, o suporte da luz traseira e dianteira estão bem fixados.

Material para reparos
Mínimo de 2 a 3 câmaras de reserva; espatulas de plástico (não de metal); bomba de ar

Opcional – Kit de reparo de furos com cola, lixa, manchão; Quick link (power link) e chave de corrente. As chaves alen mais importantes (2) ou chave multifunção; canivete Suiço. Para provas acima de 400 km, com expectativa de chuva, sapatas de freio de reserva.

Itens obrigatórios para Audax
– Capacete
– Colete refletivo
– Iluminação (na frente branca e atrás vermelha, funcionando, com pilhas novas)

Lembre-se, os itens obrigatórios são para garantir a sua segurança. Não deixe de ler https://audaxsp.wordpress.com/informacoes-importantes

Documentação da prova
Para cada prova, são disponibilizados para consulta prévia mapas, planilha de rota, altimetria e outros materias de orientação. Sempre verifique toda a documentação e principalmente estude o mapa. Toda esta consulta prévia pode evitar que você percorra kms a mais.

Caso a prova tenha uma altimetria mais montanhosa, verifique se você possui as marchas corretas para a montanha. Leia também DICA 1 – Bicicleta e suas partes

Previsão do tempo
Confira os sites de meteorologia um a 2 dias antes da prova:
http://tempo.cptec.inpe.br
http://br.weather.com
http://www.climatempo.com.br/

Importante é a temperatura, a expectativa de chuva e a previsão geral.

Roupas
Conhecendo o percurso e a previsão de tempo posso preparar a minha roupa. Escolha as suas roupas de tal forma que sejam facilmente trocaveis a caminho. Confira a DICA 2

Roupa para chuva
Com expectativa de chuva, prepare:
– Capa de chuva
– Cobertura de sapatilha

Comentário: Nesta situação, recomendo colocar um paralama traseiro (tem modelos que podem se acoplar diretamente no canote de selim), que representa pouco peso adicional e fará uma grande diferença.

Roupas para frio
Caso exista expectativa de temperaturas abaixo de 15 graus, prepare-se para o frio. Assim, além das roupas normais, é recomendável:
– Segunda pele (manga curta ou longa)
– Corta vento
– Manguito e pernito
– Luva com dedo longo
– Meia mais grossa
– Cobertura de sapatilha

Cada um de nos tem as suas preferências e, com certeza, a lista poderia ser mais abrangente. Porém, com os itens mencionados no nosso check list, você ficará bem munido para a sua próxima prova.

Abraços a todos e bom pedal!

**para entrar em contato com o Richard Dunner, escreva para rdunner@uol.com.br.

10 respostas em “Dica 6 – Check list antes da prova

  1. Pingback: Dicas de ciclistas experiente. « Trilha Livre

    • Telma, se não me enganos estes são encontrados na Decathlon, também deve encontrar alguns modelos em lojas de bikes mesmo e já vi em lojas de esportes de aventura. Os modelos mais simples, modelo X, encontra-se em lojas de materiais de segurança. Abraço. Rogério

    • Você pode comprar em lojas de material de construção. Comprei o meu na Leroy Merlin. Tem tanto o colete como o X.

  2. Tenho um colete em forma de X, nao é igual ao da foto acima. Posso usar ele? É da cor verde, parecido com o que o pessoal da CET usa no transito de cor laranja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s