Regulamento dos Brevets Randonneurs Mundiais (BRM) de 200 km à 1000 km

(Regulamento OFICIAL do Audax Club Parisien, válido em todo o mundo)

Artigo 1: Somente o Audax Club Parisien pode realizar a homologação em todo mundo. Cada brevet realizado depois de 1921 é registrado sob um numero de homologação, atribuído por ordem cronológica de recebimento.

Artigo 2: Estes brevets são abertos a todo randonneur*, membro ou não de um clube, de uma sociedade ou de uma federação qualquer e coberto por uma apólice de seguro. Os menores são aceitos com a condição que apresentem uma autorização do responsável que isente a responsabilidade do Audax Club Parisien e das sociedades organizadoras; um atestado médico de aptidão física com menos de 6 meses deve ser apresentado. As informações e regulamento específico de cada organização devem ser consultados no momento da inscrição de cada brevet. Todos os veículos são admitidas com a condição que sejam movidos somente com o uso da força muscular.

Artigo 3: Para efetuar um brevet*, cada randonneur deve preencher um boletim de inscrição e obter seu direito de participação com um organizador.

Artigo 4: Cada participante deve estar assegurado por um seguro de responsabilidade civil, seja por intermédio de sua federação, seu organizador local ou por um seguro pessoal (atenção, a maior parte dos seguros multirriscos não cobrem os aderentes que participem de provas organizadas e pagas). Para poder fazer a inscrição na prova, o randonneur deve preencher um atestado mencionando claramente a cobertura do
seguro, ou um atestado fazendo fé. Se o organizador não disponibilizar a subscrição de um seguro coletivo na largada de seu brevet, ele poderá recusar a inscrição dos não segurados.

Artigo 5: Cada participante é considerado como estando em uma excursão individual, devendo respeitar o código de transito e todas as sinalizações oficiais.

O Audax Club Parisien, as sociedades organizadoras, o representante ACP e sua associação de referência, não podem, em caso algum, serem considerados responsáveis por acidentes que poderão acontecer durante um brevet.

Artigo 6: Para a circulação durante a noite, os veículos deverão estar munidos de faróis dianteiro e traseiro, solidamente fixados e em constante estado de funcionamento ( previsão de lâmpadas para substituição; um duplo farol é aconselhável).

A lâmpada traseira de pisca é proibida. Os organizadores proibirão a largada de
todo o participante cujo qual a iluminação não esteja de acordo. Cada participante é obrigado a ligar a iluminação a partir do inicio da noite, e ainda, a todo momento em que a visibilidade não for suficiente (chuva, nevoeiro etc); mesmo em grupo, cada randoneur deve ter a sua iluminação. Durante a noite, as vestimentas claras e refletivas são recomendadas e o uso de um colete, ou tiras refletivas é obrigatório. Qualquer infração a estas medidas, constatadas durante um controle, provocará a não homologação do brevet.

Artigo 7: Cada participante deve fornecer ele mesmo todas as suas demandas para a realização de seu brevet. Nenhum serviço organizado de instrutores, apoios, sinalizadores com viatura seguindo o ciclista, é autorizado durante o percurso entre os pontos de controle. Os participantes que infringirem este artigo serão eliminados sem
apelação.

Se na largada de um brevet, um grupo é formado voluntariamente pela organização, o andamento é livre, os randonneurs tem o direito absoluto de deixar este grupo a todo o momento. Nenhum randonneur poderá prevalecer-se de gerir um grupo. Os sinais distintivos (abraçadeiras, camisas, etc..) e os títulos (por exemplo : capitão de rota) não são autorizados. O tamanho dos grupos deverá ser conforme a legislação em vigor no âmbito de cada brevet, sem enquadramentos. Cada participante deve ter comportamento e atitudes corretas.

Artigo 8: Cada participante receberá na largada uma carta de rota (leia-se passaporte) e um itinerário (leia-se planilha de rota) sobre o qual são indicados os postos de controle (PCs) onde o participante deverá obrigatoriamente apresentar este
passaporte à organização para as devidas anotações de controle.

Os organizadores podem igualmente prever um ou mais controles secretos e, por esta razão e também por exigências do seguro, o participante deverá respeitar o itinerário que lhe será entregue na largada. Os organizadores devem obrigatoriamente utilizar os mapas criados com a atenção do AUDAX CLUB PARISIEN ou os mapas propostos pelo representante ACP da zona geográfica e aprovados pelo AUDAX CLUB PARISIEN.

Artigo 9: Na falta de controle preciso designado pelos organizadores, o randonneur deverá anexar ao passaporte um carimbo que tenha o nome da localidade deste controle (comércio, estação de serviço etc). Em caso da impossibilidade de obter este carimbo (controle de noite), o randonneur poderá :

1) enviar uma carta postal ao responsável da organização (indicando lugar, dia e hora de passagem, nome, sobrenome e clube) escrevendo no espaço do controle do passaporte “CP”, o dia e a hora da postagem.

2) Responder sobre o passaporte uma questão sobre um ponto especifico do lugar de controle. A opção definida é a descrição do organizador, controle por controle.

Em cada controle, a hora de passagem deve ser mencionada, e também o dia para os brevets de mais de 24 horas. Um carimbo em falta, uma hora de passagem não marcada ou a perda da passaporte (a qualquer distancia que seja) provoca a não homologação do brevet. Cada participante é responsável por controlar o seu passaporte.

Artigo 10: os prazos para concluir cada brevet são em função da distância:

13h30 (200km);
20h (300km);
27h (400km);
40h (600km);
75h (1000km)

A passagem em cada controle deverá ser efetuada entre uma hora “de abertura” e uma hora “de fechamento” mencionados no passaporte, calculadas com as medias extremas de 15 e 30 km/h para os controles até o 600km, de 13,5 à 30 km/h entre 600 e 1000 km. Se um randonneur chegar a um ponto de controle atrasado, o organizador poderá lhe permitir continuar se o seu atraso for devido a um eventual imprevisto independente da vontade do randonneur, como uma parada para ajudar quando em um acidente ou uma estrada fechada. Um problema mecânico, o cansaço, a falta de forma física, fome etc não poderão ser razão válida de atraso. Fora dos casos precedentes, o randonneur deverá respeitar as tabelas horárias intermediárias, sob pena de não homologação de seu brevet, mesmo se este é efetuado dentro do tempo limite total.

Artigo 11: Qualquer fraude provocará a exclusão do participante de todas as organizações do Audax Club Parisien.

Artigo 12: Na chegada, cada participante deverá assinar o passaporte e o entregar ao organizador. O passaporte lhe será devolvido após a homologação. Não será emitida cópia deste documento em caso de perda. Estes brevets não são competições e não comportam classificação. Uma medalha especial poderá ser adquirida pelo participante assim que seu brevet tenha sido homologado. Ele deverá fazer o pedido e pagar o valor na entrega de seu passaporte na chegada.

Artigo 13: As medalhas que atestam o sucesso do brevet são na cor bronze (200km), amarelada (300km), vermelha (400km), dourada (600km) e cobre (1000km). Os modelos mudam, em principio, no ano após a PBP. Os preços das medalhas são indicados pelos organizadores dos brevets.

Super Randonneur: É uma distinção que reconhece todo randonneur, após completar no mesmo ano a série dos brevets 200, 300, 400 e 600 km. Uma medalha mencionando esta distinção será emitida ao randonneur  que realizar o pedido ao seu clube organizador, informando-o os números de homologação dos brevets e pagando o valor referente a esta medalha.

Artigo 14: Um participante não pode efetuar uma outra prova quilométrica sob toda ou parte do percurso de um Brevet Randonneurs Mondiaux.

Artigo 15: Todos os detalhes referente aos BRM em uma zona geográfica, como jogos, classificações, lembranças, desafios, etc, tanto para os randonneurs considerados individualmente, ou por clubes, são exclusivamente de competência do representante ACP e de sua associação de referencia.

Artigo 16: Os brevets BRM dos organizadores (clubes, associações ou outros) só poderão constar no calendário ACP em sua zona geográfica de origem, quaisquer que sejam os lugares de largada efetivos e as associações onde seus membros sejam filiados. Os organizadores deverão obrigatoriamente utilizar os mapas de sua zona geográfica de origem. Um organizador (em particular um clube de fronteira) poderá aparecer uma segunda vez no calendário ACP como organizador aparentado (leia-se coorganizador) em uma outra zona geográfica alem da de origem, com o acordo do representante ACP e do organizador (caso exista) desta zona geográfica, todos tendo como obrigação formal de aplicar a primeira linha do presente artigo.

Artigo 17: Participando de um brevet BRM, os randonneurs aceitam a publicação de sua identidade e do tempo realizado nos resultados publicados pelos organizadores. Em caso algum a sua identidade poderá ser utilizada para fins comerciais ou ser utilizada por terceiros com este objetivo.

Artigo 18: O fato de haver se inscrito e largado em um brevet implica, na parte do interessado, a aceitação sem restrições do presente regulamento. Qualquer queixa ou reclamação, por qualquer motivo que seja, deverá sem expressa por escrito e enviado nas 48 horas seguintes a prova ao organizador que a examinará e a transmitirá com seus pareceres ao responsável ACP (França) ou ao representante ACP (fora da França) para análise antes de qualquer decisão.

Artigo 19: Em caso de apelação do interessado, o processo será enviado ao Comitê Diretor do ACP com as análises e motivos do organizador e do representante ACP. O Comitê Diretor do ACP decidirá, sem direito a apelação de nenhuma espécie, os casos apresentados bem como os litígios em que este regulamento tenha sido omisso.
fonte: Audax Club Parisien (http://www.audax-club-parisien.com)

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96 respostas em “Regulamento dos Brevets Randonneurs Mundiais (BRM) de 200 km à 1000 km

  1. Boa Noite!
    Pretendo participar em breve de um desafio (100km), minhas perguntas:

    -Consigo fazer um seguro junto a organização do evento?
    -Posso me inscrever individualmente ou preciso fazer parte de algum clube?
    -Qual o valor para inscrição?

    • Eder,
      O seguro é providenciado pela organização, você não precisa se preocupar, e sua inscrição é individual, não precisa de clube.
      O valor para este desafio 100km de Holambra, cuja inscrição está aberta, é de R$50. Estamos com lista de espera, pois as vagas se esgotaram, dependemos de desistências.

  2. Olá, tenho uma dúvida ! Para eu fazer o trecho de 200 km é obrigatória a participação primeiro no trecho de 100 km ?? Nunca participei e estava interessado no trecho de 200 km de Queluz ! obrigado.

    • Oi Gilson, você pode fazer os 200km, lembrando as recomendações que fazemos com relação a este percurso, recomendado para ciclistas mais treinados devido à exigência da altimetria. Abraço. Rogério.

  3. Rogério, boa noite.
    Tive o joelho operado há 2 meses e penso em voltar a pedalar forte até Julho.
    Não conheço as regras além do que foi descrito acima e não encontrei questões sobre a bike em si. Pode ser bike de triathlon? Pode ser usado clip/descanso?
    Obrigado.

    • Olá Rubens,
      Note no artigo dois:
      “Todos os veículos são admitidas com a condição que sejam movidos somente com o uso da força muscular.”
      Então qualquer bike pode ser utilizada, se nao tiver um motor. Alias, poderia utilizar um patins, skate ou patinete. Obviamente pelo melhor rendimento da bike é difícil a opção por estes tipos.
      Algumas provas proíbem o clip de triatlon, por questão de segurança, por exemplo no PBP1200, onde largam cerca de 5000 ciclistas.
      Lembre que os brevets devem ser feitos na seqüência, prá fazer 300 deve ter feito os 200 e assim por diante, então programe seu calendario de brevets.

      Abraço
      Rogério

      • Olá, Rogério.

        Primeiro, obrigado pela prontidão. Em alguns sites o contato leva dias para ser respondido. Parabéns, é sinal de respeito e interesse pelos visitantes.
        Ficou bem clara agora essa questão dos equipamentos, preciso voltar aos treinos e encarar a primeira pedalada longa com vocês.

        Um abraço e até breve!

        Rubens

      • Rubens, junto com os Brevets sempre fazemos um Desafio com menor distância, entre 90 e 130km, para incentivar os ciclistas a conhecerem a modalidade, o regulamento é o mesmo mas não será homologado na França por ter menor distância. Se ainda estiver nume stágio inicial de seu treino, poderia fazer estes desafios para conhecer a galera. Abraço. Rogério.

  4. Acho ótimo, mas o ponto é que ainda não posso pedalar forte pois meu ligamento está em reconstrução. Nesse período posso usar a bike apenas para reabilitação, nem entrei na fase de fortalecimento muscular – fiquei de perna fina após a cirurgia. Vocês tem alguma newsletter onde posso me cadastrar para ficar atento no momento que já puder fazer parte do grupo?
    Abraços,

    Rubens

  5. Pingback: queluz: 10 anos de audaxes no brasil | as bicicletas

  6. Tenho alem de mim 05 amigos que pretendem participar do 200Km de Holambra – SP, poderia me informar via e-mail a abertura de inscrições para que eu me escreva. Obrigado

  7. Boa tarde, vi no site que a inscrição para o brevet de 300K foi reaberto. Pergunto já fiz o brevet 200K com o pessoal do Audax de Campinas, ai mesmo em Holambra, será que estou habilitado? meus dados: Achiles Galdi Neto
    Rua João de Moraes, 418
    Itapira SP
    Nasc. 10/03/1957

    • Achiles, não localizamos esta sua homologação dos 200km. Em que ano e mês foi?
      Para poder fazer os 300km de Holambra 2013, tem que ser homologado nos 200km no ano/calendário de 2013, ou seja, qualquer Brevet 200 entre nov/12 a out/13. Como devem saber, o calendário de 2013 começou em nov/12, e o calendário de 2014 comçará em nov/13.

      • A minha homologação foi em 26/02/2012 pelo Clube Audax Brasil em Holambra, numero 346473, tempo 8:20 min. Será que consigo? Obrigado.

      • Achiles, neste caso não, este brevet 200 é de 2012, para fazer os 300 tem que ter feito o Brevet 200 dentro do calendário 2013, ou seja, de nov/12 em diante. Veja no calendário nacional que teremos alguns brevets 200 pelo Brasil antes de nosso Brevet 300km, se fizer algum desses poderá continuar a série em SP. Mas terá que garantir sua vaga nos 300 agora, senão perde a inscrição.
        calendário nacional: http://www.randonneursbrasil.com.br

  8. Tenho uma Duvida;

    Até no percurso de 150 Km Iniciado às 07:00hs com previsão as 17:00hs é necessário a utilização do colete refletivo?

  9. Bom dia amigos! Gostaria de participar da próxima edição AUDAX 200.
    Já tem uma programação para este evento?
    no aguardo

    abrax…

  10. Olá , tenho uma speed Peugeot 12 e gostaria de saber se posso participar da prova desafio 100 ? que é o mínimo pra mim como iniciante em prova . Ah ….e se tiver vaga , onde eu faço a inscrição que não achei ?

    Obrigado
    Abração Gilson

  11. Olá Rogerio tenho uma dúvida, estou inscrito no brevet 200 do dia 09/11/2013 em Holambra pergunto: é obrigatorio atestado de aptidão física para maiores de idade? E sobre seguro é obrigatorio? Que tipo de seguro é esse?

  12. Olá, Rogério. Penso em realizar o BRM 200 km, mas tenho ainda dúvidas:
    O participante só conhece o trajeto no dia do evento? O ciclista pode ter auxílio nos CPs, como por exemplo pessoas aguardando com água, isotônicos ou alimentos? O participante poderá ter auxílio de outros para a realização de manutenção da bicicleta?

    Grato,
    Jurandir

    • Olá Jurandir,
      O percurso está disponível quando abrimos as inscrições, este Boituva já conhecido pois foi feito anos anteriores, dá para ver nos posts antigos, é um percurso que vai de Boituva ao Bairro Gramadão.
      O carro de apoio só pode ficar nos PCs, lá ele pode te dar este apoio.
      Recomendo que veja alguns posts antigos das provas, assim vai ter idéia de como funcionam os brevets.
      Abraço. Rogério

  13. Segundo o regulamento o seguro é obrigatório, quero participar da prova de Queluz, como faço para obter este seguro pessoal, uma vez que não faço parte de nenhuma federação.

  14. Oi queria ter feito o breve de 200 mais não deu no breve de 400 sp vai ter alguma prova de menor distância em que possa participar sem ter feito nenhum breve?

  15. Ola Bom dia,

    Nao achei no calendario 2014 alguma prova próxima para o Brevet de 200km, ha alguma em vista? Preciso me cadastrar aqui no site?? Estou interessado em participar! Obrigado

  16. Pingback: BREVET 400 / DESAFIO 135 – Holambra – 14/06/14 – Abertura de inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  17. Rogério, boa tarde!

    No começo de 2013 participei e conclui o Audax 200, já se passaram mais de um ano, com isto posso participar do Audax 300 ou tem alguma validade?

    Abraços.

    • Rodrigo, este ano tivemos uma mudança no regulamento, se fez 200 ano passado pode fazer os 300km este ano, mas você deve ver qual o regulamento de cada clube para saber, aqui em São Paulo é desta forma. Da mesma forma, quem fez os 400 ano passado, poderia fazer os 600 conosco, assim por diante.

  18. Pingback: BREVET 600 / DESAFIO 135 – Holambra – 26/07/14 – Abertura de inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  19. Pingback: Regulamento | Audax Randonneurs São Paulo

  20. Rogério, boa noite, fiz esse ano os 200 e 300 kms, mas não posso dar sequencia a serie. Desejo reiniciar em Novembro e gostaria de saber se preciso repetir os 200 e 300.
    Muito obrigado
    Carlos Mesqutia

    • Carlos, se quiser pode fazer somente os 400 e 600, mas não será SR em 2015, para ser SR precisa completar toda a série dentro do ano/calendário, que no caso começa em nov/14 e vai até out/15. Se pretende ir para o PBP também é obrigatório ter o SR no ano. Abraço. Rogério

  21. Olá farei o BREVET 200 – 08/11 – minha pergunta pode parecer um pouco obvia….mas não precisaremos faróis dianteiro e traseiro, certo?

    Abraços
    Marcelo

    • Marcelo, peço que leia atentamente todos os regulamentos em nosso site. Lá verá que estes itens são obrigatórios, logo se não estiver com eles na vistoria nem poderá largar, fique atento, pois piscas e faróis só de enfeite não são permitidos, precisam ser fortes, está tudo no regulamento. Além disso também precisará de colete e capacete.

  22. Pingback: BREVET 200 / DESAFIO 135 – Holambra – 13/12/14 – Abertura das inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  23. Olá pessoal do Audaz, gostaria de saber que consiste no lanche salgado? Sou vegano e me restrinjo a alguns alimentos…
    Outra duvida é sobre a minha bicicleta, ando com uma bicicleta fixa ( fixed gear) bicicletas com pinhão fixo a coroa. E não utilizo freios nem em cidade nem em estrada.
    Gostaria de saber se a organização poderia me desclassificar na checagem inicial!
    valeus!

      • Oi rogerio. Imagino q por ser um evento grande nao conseguiria preparar meus lanches e deixar com a organizacao correto? Caso nao consiga isso. Dou meu jeito. Sobre a fixa ainda. Fico preocupado pois muitas pessoas nao entende o sistema de frenagem das fixas sem freio e de ultima hra nao poder participar. Agradeço a atencao rogerio

  24. Por favor, é permitido utilização de apoio nos PC’s?? Digo apoio referente á agua e comida.
    Ou obrigatoriamente tenho que utilizar a estrutura do Brevet ou então adquirir no comércio Local?
    Entendi que não é permitido qualquer apoio ou escolta durante o percurso entre os PC’s, porém não ficou claro pra mim se posso deixar um veiculo a minha espera com agua, comida etc…
    Muito obrigado!!!
    Abraços a todos!

    • Daniel, se você não cadastrou seu carro de apoio na inscrição não poderá utilizá-lo. Se cadastrou, o carro de apoio pode ser utilizado apenas nos PCs, e poderá lhe fornecer comida, água, etc.
      A utilização de apoio em qualquer outro local é motivo de desclassificação.

  25. Pingback: BREVET 200 / DESAFIO 90 – Queluz – 21/02/15 – Abertura das inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  26. Pingback: BREVET 300 / DESAFIO 135 – Holambra – 21/03/15 – Abertura das inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  27. Pingback: BREVET 400 / DESAFIO 150 / DESAFIO 195 – Boituva – 25/04/15 – Abertura de inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  28. Bom dia!
    Sou praticante de MTB e Ciclismo, gostaria muito de ingressar nesse novo desafio, pelo que entendi tenho que começar pelos 200 km, qual seria a próxima etapa p/ que eu possa me escrever?

  29. Pingback: BREVET 200 e DESAFIO 110 – Brotas – 25/07/15 – Abertura de inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  30. Bom dia

    Quero participar dos meus primeiros 200km, posso participar de Moutainbike? Ou as bicicletas autorizadas sao apenas speed?

      • boa tarde,
        estava olhando no calendario e nao tem ainda data para o brevet de 200km para o segundo semestre de 2016. qeria saber se ja teem algum brevet 200km previsto para o segundo semestre 2016.

  31. Fiz os 200km em dezembro com o Audax Litoral, posso fazer os 300km Boituva com vocês? Tenho a medalha dos 200km, é necessário mostrar para vcs para fazer os 300km? se sim Como? att, Andre Murilo Araruna

  32. Por favor,
    Nunca participei de um Audax e gostaria de realizar este de 400km de Boituva. Isso é possível?

  33. Uma pergunta no 400km é obrigatorio o uso da manta termica e retrovisor em bike?
    desde ja muito obrigado.

  34. Muitos ciclistas fazem os brevets de mtb? Ou a maioria de speed? Queria participar de mtb. Mas me preocupo se mais paticipantes tambem vao de mtb ou serei somente eu.

  35. Boa tarde, para os 120km que ocorrerá dia 18/02/17, poderei utilizar minha bike tt ou somente speed?

  36. Estou interessado em fazer 300 em março Holambra, quero saber se mesmo nessa Estação do Verão a necessidade de manta térmica como em outras vezes na Estação do Inverno? Grato.

  37. Boa tarde, gostaria de participar dos 200 km, venho pedalando à 2 anos e tenho uma vontade de participar de eventos.

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