O que é um Brevet?

Muitos se perguntam: O que é um brevet, uma Randonnée, um Audax? Há na rede muita informação conflituosa e o texto abaixo visa esclarecer os estilos de randonnées que atualmente são mais realizadas no Brasil.

Para um bom entendimento, é necessário primeiramente esclarecer alguns termos utilizados em nosso meio:

Randonnée – passeio, caminhada. Pode ser à pé, de carro, de bicicleta, de patinete…
Randonneur – aquele que pratica o passeio, a caminhada.
Brevet – atestado de capacidade.
Audax Club Parisien (ACP) – Entidade máxima que regula os brevets “BRM” (Brevet Randonneurs Mondiaux)  ao redor do mundo – http://www.audax-club-parisien.com
Union des Audax Français (UAF) – Entidade máxima que regula os brevets “Audax” ao redor do mundo – http://www.audax-uaf.com/
Les Randonneurs Mondiaux (LRM) – Entidade máxima que regula os brevets LRM ao redor do mundo – http://www.lesrandonneursmondiaux.org/
Randonneurs Brasil – Entidade máxima nacional, que supervisiona o atendimento às regras francesas ditadas pelo Audax Club Parisien, além de fazer todo o contato com o mesmo. Responsável pelo encaminhamento das homologações, solicitações de medalhas e qualquer outro tramite junto ao clube francês – http://www.randonneursbrasil.org

Um “Brevet Randonneurs Mondiaux”, representado pela sigla “BRM” é um evento não competitivo e de longa distância, onde o principal objetivo é percorrer distâncias pré estabelecidas dentro de um determinado limite de tempo, de forma auto-suficiente (sem qualquer tipo de apoio externo), utilizando-se veículos de propulsão exclusivamente humana e em seu próprio ritmo (em francês, allure libre).

A palavra “Audax” vem do latim audacioso, corajoso, e é o nome pelo qual é comumente conhecido os brevets BRMs em diversos países do mundo. Esta denominação é erroneamente utilizada, visto que “Audax” se trata de uma outra modalidade de eventos de longa distância, onde o ritmo de um brevet Audax é pré estabelecido e realizado em grupo, liderados por um “capitão de rota”. O andamento livre e o andamento ditado por um capitão de rota é uma das principais diferenças entre um brevet “BRM” e um brevet “Audax”.

Este uso conflituoso da nomenclatura dos eventos tem causado alguma confusão, ainda mais tendo em vista que a entidade que regula mundialmente os brevets BRM é o “Audax Club Parisien” (ACP). No Brasil também é utilizado mais comumente o termo “Audax” para caracterizar os brevets BRM.

Todos os brevets BRM que acontecem ao redor do mundo são regulados pelo “Audax Club Parisien” e possuem distâncias de 200, 300, 400, 600 e 1000 quilômetros, com os respectivos tempos limites de 13hs30min, 20hs, 27hs, 40hs e 75hs. Brevets de maiores distâncias e ao mesmo estilo dos BRMs, ou seja, com andamento livre e tempo limite, são regulados por outra entidade, o “Les Randonneurs Mondiaux” (LRM). O brevet LRM mais famoso é o Paris-Brest-Paris, com seus 1200 quilômetros e acontece na França a cada 4 anos, tendo sua última edição ocorrida em 2011. Há ainda brevets LRMs com 1400 e 1600 quilômetros.

Já todo brevet Audax é regulado mundialmente pela “Union des Audax Français”, UAF. Existem brevets Audax de ciclismo, caminhada, sky, natação etc.

Todos os brevets acima citados, brevets BRM, brevets Audax ou um brevet LRM são “randonnées” de longa distância.

No Brasil, os brevets BRM são regulados/supervisionados pelo “Randonneurs Brasil”, na figura de um representante que estabelece todo o contato com o Audax Club Parisien (ACP). Todos os clubes nacionais que organizam brevets BRM estão sob a tutela do “Randonneurs Brasil” (http://www.randonneursbrasil.org).

Já os brevets Audax realizados no Brasil são regulados/supervisionados pelo “Audax Bresil”, na figura de um representante que estabelece todo o contato com a “Union des Audax Français” (UAF). Todos os clubes nacionais que organizam brevets Audax estão sob a tutela do “Audax Bresil” (http://audaxbresil.blogspot.com.br/).

O Audax Randonneurs São Paulo, atualmente organizador de brevets BRM, filiado ao “Randonneurs Brasil” e ao “Audax Club Parisien”, recebe código ACP 980038.

Mais 2 termos que também geram confusão entre os randonneurs:
Super Randonneur – distinção concedida a todo randonneur que completa a serie de brevets BRM (200, 300, 400 e 600) em um mesmo calendário, cabendo ao super randonneur uma medalha alusiva, solicitada ao ACP via formulário.
Super Randonnée – brevet de 600 quilômetros com no mínimo 10.000m de subidas acumuladas. Este brevet é um dos requisitos para a distinção de “RANDONNEUR 10.000”

Anúncios

3 respostas em “O que é um Brevet?

  1. Pingback: O que é o Randonneur? O que é Audax? | Inconfidentes Pedalantes

  2. Pingback: O que é um Brevet? | BICICLETARIA CULTURAL

  3. Pingback: Rota da Bocaina – Um breve resumo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s