Itens/Equipamentos Obrigatórios e Orientações Gerais

Seguem abaixo dicas e informações importantes para que tenhamos um bom andamento nos Brevets e Desafios:

1 – Iluminação/Visibilidade do ciclista na estrada
Este é um ponto primordial para a segurança dos ciclistas que trafegam em estradas e vias publicas e estão sujeitos às intempéries impostas tanto pelo horário quanto pelo clima. Um caso muito fácil de exemplificar é o BREVET 200 e DESAFIOS onde muitos ciclistas consideram o farol dianteiro, a lanterna traseira e o colete refletivo itens dispensáveis pelo fato de existir a possibilidade de conclusão do trajeto ainda sob a luz do dia, principalmente no período em que vigora o horário de verão. Deixam de lado o fato de que, a qualquer momento, estão sujeitos a enfrentar fortes chuvas (daquelas em que o dia praticamente vira noite) e nevoeiros. A utilização destes itens podem fazer a diferença entre um ciclista brevetado e um ciclista acidentado.

Farol dianteiro (luz branca/amarela), lanterna traseira (luz vermelha), colete refletivo e capacete são itens indispensáveis e obrigatórios em quaisquer distâncias/eventos organizados pelo Audax Randonneurs São Paulo. A falta de qualquer um destes acessórios na vistoria (funcionando!!! verifique antes de sair de casa!!!) ou a não utilização durante o evento resultará na desclassificação imediata do ciclista. A iluminação deverá estar fixada a bicicleta, em ponto visível de diversos ângulos, sem obstruções (bagageiros/alforjes/bolsas de selim, bagagens em geral). Para o caso de utilização de alforges e/ou bagageiros, o kit de iluminação principal deverá obrigatoriamente estar fixado a estes, conforme imagens abaixo:

Para a iluminação/sinalização traseira, é obrigatório a utilização de NO MÍNIMO 2 pontos, sendo, 1 deles instado no seatstay ou no chainstay, conforme abaixo. Caso a utilização de bagageiros ou alforges impeçam a instalação da iluminação neste ponto, a mesma deverá ser instalada em outro ponto igualmente visível.

Não é permitida a utilização de iluminação de quaisquer outras cores diferentes das indicadas acima; DIANTEIRA: branca ou amarela; TRASEIRA: somente vermelha. O desrespeito a este item acarretará a desclassificação imediata do randonneur.

Quanto aos modelos de faróis e lanternas, estes devem ser funcionais e não decorativos; devem atender simultaneamente as necessidades do ciclista em
“ver” e “ser visto”. Iluminação traseira deve obrigatoriamente ser vermelha, iluminação frontal deve ser branca/amarela.

Não serão aceitos em hipótese nenhuma equipamento para iluminação do tipo “frog” ou similares, contendo apenas um ou dois pequenos leds. Este tipo de equipamento quando utilizado sozinho como forma de sinalização, põe em risco a segurança do ciclista visto que sua visibilidade é mínima. Poderá ser utilizado somente como complemento.

Não economize na sua segurança! Adquira equipamentos que efetivamente façam com que você seja visto pelos motoristas e também com que você enxergue o caminho à frente. Adquira coletes que sejam realmente refletivos.

Vídeo interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=WifhynciryY

2 – Inscrições
A única forma do ciclista realizar sua inscrição é seguindo os procedimentos descritos neste site, no momento da abertura das inscrições. Não fazemos reservas por email/telefone e a confirmação da inscrição acontece somente depois da confirmação do depósito bancário.

3 – Procedimentos para vistoria
Na largada, antes de acessar a fila para a vistoria, o ciclista deve estar com todos os acessórios e equipamentos de segurança fixados à bicicleta e também vestidos (iluminação dianteira, iluminação traseira, colete refletivo e capacete afivelado). Toda a iluminação deve estar ligada!

Não é mais necessária a apresentação de termo de responsabilidade. O aceite aos termos se dá de forma digital, no momento da inscrição.

Na falta de qualquer um desses itens, a vistoria não será realizada sendo necessário o ciclista acessar novamente a fila.

4 – Registro de passagem nos PCs / Passaporte
Durante a vistoria, o randonneur recebe um passaporte, pessoal e intransferível. Guarde com muito cuidado seu passaporte. O mesmo deve ser apresentado em todos os pontos de controle para registro dos horários de passagem. A falta de qualquer registro, rasura ou perda do passaporte acarreta a desclasificação do randonneur e a consequente não homologação do Brevet. O passaporte deve ser devolvido no momento da chegada. É obrigação do ciclista, ao chegar a um PC do trajeto, identificar-se a um voluntário e apresentar o passaporte para registro do horário de passagem. A falta de registro do horário acarretará na não homologação do Brevet.

5 – Resgate/transporte
O Audax Randonneurs São Paulo e seus colaboradores não se responsabilizarão por qualquer dano causado aos equipamentos que porventura forem transportados durante a realização das provas. Todo e qualquer dano causado será de responsabilidade do ciclista. Lembramos que não há obrigação por parte da organização em resgatar os ciclistas desistentes na estrada, por qualquer que seja o motivo. Caso ocorra o resgate, este estará vinculado a disponibilidade de carros e itinerário. Nestes casos, o ciclista será levado até o PC ou local seguro mais próximo, de onde o ciclista deverá retornar com meios próprios. Lembramos que o ciclismo randonnée é regido pelo principio da autosuficiência.

Bom pedal!!!

99 respostas em “Itens/Equipamentos Obrigatórios e Orientações Gerais

      • Rogério,

        já entrei algumas vezes e a altimetria não está aparecendo.

        você poderia nos informar se há trecho de serra, em quais kms (no acumulado) e qual é a altimetria acumulada nesse trecho de serra?

        abs,

        Wagner

    • olá Elias!
      Todos os brevet são realizados sem nenhuma interdição por parte de autoridades. O ciclista deve pedalar considerando estar em um passeio pessoal. Lembre-se: Audax não é competição. Todo o trajeto é feiot pelos acostamentos. Um abraço! FAbio

      • Un Gran saludos a todos los pedalereos que haran de esta gran aventura ciclistica. Exito y mucha suerte a todos
        Saludos desde Chile

    • Olá Junior,
      Não podemos proibir ninguém de pedalar, pois a rodovia está lá para ser usada. Somente pedimos que não ajude os ciclistas que estão pedalando o brevet, pois pelo regulamento é proibido apoio externo, ou seja, não podem pegar o seu vácuo, por exemplo. Podemos combinar o seguinte, você compartilha as fotos conosco, ok? Abraço. Rogério

  1. Pingback: Check List para Passeio e Provas Ciclísticas | 1 Kg por Km

  2. Socorro!!! Fiz minha inscrição e não paguei no dia. Agora quero pagar e não acho meu boleto!! Affff tem algum endereço pra eu pagar??

  3. de quanto em quanto tempo as inscrição vcs avisão via email ou tenho que verificar o site todo os dias? obrigado.

  4. Bom dia! Gostaria de saber se esse tipo de iluminação é permitida, pois o frog da foto é bem pequeno, já esse do link é grande. Obrigado.

    • Bom dia Cleber. Não são aceitamos nenhum modelo de frog. Consideramos os frogs como sinalizadores. Para iluminação frontal devem ser utilizados faróis, que atendam as necessidade de VER e SER VISTO. Durante a vistoria avaliamos os farois utilizamos. Já tivemos casos que ciclistas foram impedidos de participar devido a baixa iluminação proporcionada. Sugerimos não economizar neste item. Um abraço!
      Fabio

      • Aproveitando a questão sobre iluminação, é permitido a utilização dos faróis com bateria recarregável, estilo Magic Shine, muito utilizados em trilhas noturnas de MTB, ou apenas faróis com pilhas? Obrigado!

  5. Gostaria de saber se existe alguma infra-estrutura no local para se tomar um banho após a chegada . Obrigado !

  6. Bom dia, pretendo inscrever-me neste próximo Brevet 200 de Campos do Jordão, tenho dúvidas quanto aos itens obrigatórios: são apenas luzes traseiras e dianteiras mais colete reflexivo? Lembro de ter lido algo referente a um tipo de manta térmica, ela seria obrigatória também?
    Outra dúvida é se alguém poderia me indicar um loja física onde posso ir para comprar faróis? Moro em Alto de Pinheiros.
    Ultimamente só tenho encontrado luzes pequenas, não do tipo frog, mas pequenas.
    desde sempre, grato.

    • Olá MAx,

      Nãoe squeça do capacete.
      A manta térmica não será exigida para Campos.
      Com relação a faróis, se está com dificuldade pode ser por estar em falta nas lojas, a princípio todas as lojas costumam ter os farois mais vendidos como cateye. Abraço. Rogério

  7. Pingback: INSTRUÇÕES PARA PROVA – BREVET 200 / DESAFIO 100 – CAMPOS – 07/12/13 | Audax Randonneurs São Paulo

  8. Pingback: INSTRUÇÕES PARA PROVA – BREVET 200 / DESAFIO 90 – QUELUZ – 22/03/14 | Audax Randonneurs São Paulo

  9. Olá,
    Gostaria de saber onde encontro o Termo de Responsabilidade para que eu possa imprimir pois no final do e-mail que me enviaram não vi nenhum Termo de Responsabilidade.
    Obrigada

  10. Pingback: INSTRUÇÕES PARA PROVA – BREVET 300 / DESAFIO 100 – HOLAMBRA – 03/05/14 | Audax Randonneurs São Paulo

  11. Pingback: INSTRUÇÕES PARA PROVA – BREVET 400 / DESAFIO 135 – HOLAMBRA – 14/06/14 | Audax Randonneurs São Paulo

  12. Srs: eu vou com alforje logo a iluminação no quadro não funciona, assim sendo estou colocando 3 lanternas no bagageiro e uma lanterna no capacete, já fiz o teste e realmente me sinto seguro, espero não ter problemas no momento da vistoria, pois não vou conseguir fazer o que está demonstrado na foto acima. Abs. Wagner

  13. Pingback: BREVET 200 / DESAFIO 135 – Holambra – 13/12/14 – Abertura das inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  14. Pingback: BREVET 200 / DESAFIO 90 – Queluz – 21/02/15 – Abertura das inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  15. Pingback: BREVET 300 / DESAFIO 135 – Holambra – 21/03/15 – Abertura das inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

    • Marcelo, vimos sua pergunta somente agora. Pelo regulamento basta um farol para vistoria, mas o que a maioria dos ciclistas faz é ter um a mais, pois sempre existe do farol falhar, por umidade, quedas, etc. É altamente recomendável terem mais de um farol.

  16. Pingback: BREVET 400 / DESAFIO 150 / DESAFIO 195 – Boituva – 25/04/15 – Abertura de inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  17. Pingback: BREVET 200 e DESAFIO 110 – Brotas – 25/07/15 – Abertura de inscrições e informações gerais | Audax Randonneurs São Paulo

  18. Pingback: INSTRUÇÕES PARA PROVA – Brevet 200 e Desafio 120 – Boituva – 12/09/15 | Audax Randonneurs São Paulo

  19. Pingback: Vistoria e Informações Gerais – Brevet das Bandeiras – BRM 1000 – Holambra – 2015 | Brevet das Bandeiras – BRM 1000

  20. Pingback: IMPORTANTE – Brevet das Bandeiras – BRM 1000 – Holambra – 2015 | Brevet das Bandeiras – BRM 1000

  21. Pingback: Instruções para Prova – Brevet 200 e Desafio 100 – Campos – 05/12/15 | Audax Randonneurs São Paulo

  22. Pingback: Instruções para Prova – Brevet 200 e Desafio 90 – Queluz – 23/01/16 | Audax Randonneurs São Paulo

  23. Pingback: Instruções para Prova – Brevet 200 / Brevet 300 e Desafio 150 – Boituva – 20/02/16 | Audax Randonneurs São Paulo

  24. Quando será o próximo evento e como faço para iniciar? Posso escolher a prova que me considerar apto ou preciso de algum pré req fora os tecnicos?

    • Marcelo, o calendário dos brevets está neste mesmo site, tem o menu calendário. Veja a data de abertura e se inscreva conforme instruçõa, como é seu primeiro brevet deve iniciar pelos 200. Leia o regulamento no site, principalmente o de SP, pois temos rtens obrigatórios de equipamentos. Abraço. Rogério

  25. Por favor, uma dúvida? Para a frente basta apenas um farol e na traseira no minimo duas lanternas a pilha?

  26. Boa noite, pessoal!
    Há alguns dias assisti um vídeo com a Renata Mesquita, junto ao pessoal do Las Magrelas e a Renata citou que há algum tempo não tem mais a exigência de seguir a série em ordem crescente(200, 300, 400, 600). Isto procede? Posso fazer um Brevet 300 e depois me inscrever num Brevet 200 ? Ou eu entendi errado a informação?

    • Max, é facultativo a cada clube liberar ou não que se faça a série fora de ordem, ou até mesmo que faça um 400 sem nunca ter feito 200 e 300.
      Nosso clube pede que para fazer um 300 se tenha o 200 pelo menos no ano anterior, e assim por diante. Entendemos ser temerário alguém se inscrever num 400, por exemplo, sem nunca ter pedalado as distâncias abaixo. Rogério

  27. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 200 / BREVET 300 – Holambra – 14/05/16 | Audax Randonneurs São Paulo

  28. Pingback: AVISOS IMPORTANTES – BREVET 400 / DESAFIO 150 – Boituva – 25/06/16 | Audax Randonneurs São Paulo

  29. Fala Rogerio blz…
    existe a possibilidade de deixar um Blusa ou algo q nos aqueça com a organização no pc3? quando se estara voltando e ja se inicia a noite….para evitar se carregar mais um item durante os primeiros 200kms?

  30. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 400 / DESAFIO 150 – Boituva – 25/06/16 | Audax Randonneurs São Paulo

  31. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 600 – Holambra – 30/07/16 | Audax Randonneurs São Paulo

  32. Pingback: Instruções para Prova – Brevet 200 e Desafio 100 – Campos do Jordão – 19/11/16 | Audax Randonneurs São Paulo

  33. Pingback: Itens Obrigatórios – BREVET 200 / BREVET 300 / DESAFIO 120 – Boituva – 18/02/17 | Audax Randonneurs São Paulo

  34. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 200 / BREVET 300 / DESAFIO 120 – Boituva – 18/02/17 | Audax Randonneurs São Paulo

  35. Bom dia….
    Me inscrevi para fazer o Brevet 200 de Holambra, e estou com uma dúvida, utilizo o farol serfas usl-5 na minha bike,gostaria de saber se pode ser usado ou se tenho que usar outro modelo ?
    Grato

  36. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 200 / BREVET 300 – Holambra – 25/03/17 | Audax Randonneurs São Paulo

  37. Pingback: Itens Obrigatórios para VISTORIA – BREVET 400 / DESAFIO 150 – Boituva – 29/04/17 | Audax Randonneurs São Paulo

  38. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 400 / DESAFIO 150 – Boituva – 29/04/17 | Audax Randonneurs São Paulo

  39. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 600 – Holambra – 03/06/17 | Audax Randonneurs São Paulo

  40. Pingback: Instruções para Prova – Brevet 200 e Desafio 90 – Queluz – 05/08/2017 | Audax Randonneurs São Paulo

  41. Pingback: Instruções para Prova – Brevet 200 e Desafio 108 – Campos – 09/12/2017 | Audax Randonneurs São Paulo

  42. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 200 / BREVET 300 / DESAFIO 120 – Boituva – 17/02/2018 | Audax Randonneurs São Paulo

  43. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 200 / BREVET 300 – Holambra – 07/04/2018 | Audax Randonneurs São Paulo

  44. Pingback: 5 minutos de atenção a sua segurança! | Audax Randonneurs São Paulo

  45. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 400 / DESAFIO 150 – Boituva – 05/05/18 | Audax Randonneurs São Paulo

  46. Pingback: Instruções para Prova – BREVET 600 – São João da Boa Vista – 23/06/18 | Audax Randonneurs São Paulo

  47. Pingback: Instruções para Prova – Brevet 200 e Desafio 90 – 06/10/2018 | Audax Randonneurs São Paulo

  48. Pingback: Instruções para Prova – Brevet 200, 300 e Desafio 120 – 26/01/2019 | Audax Randonneurs São Paulo

  49. Pingback: Instruções para Prova – Brevet 200, 300 e Desafio 130 – 09/03/2019 | Audax Randonneurs São Paulo

  50. Pingback: Instruções para Prova Botucatu – Brevet 200km, 300km e Desafio 120km – 12/10/2019 | Audax Randonneurs São Paulo

  51. Pingback: Instruções para o Brevet e Desafio S. A. Pinhal 07/12/2019 | Audax Randonneurs São Paulo

  52. Pingback: Instruções de segurança para o Brevet e Desafio de Boituva 14/03/2020 | Audax Randonneurs São Paulo

  53. Pingback: Brevet 200, Brevet 300 e Desafio 150 – Boituva – 29/01/22 – Constatações sobre segurança | Audax Randonneurs São Paulo

Deixe um comentário