Dica 4 – A altura certa do selim

(por Odir Zuge Jr.)
publicado originalmente no blog as bicicletas

Sejamos sinceros, não existe altura certa para o selim da bicicleta. existe a altura mínima. mínima para se ter um desempenho razoável e também para não ter lesões.

selim baixo é responsável pela grande maioria dos casos de dores no joelho ao pedalar, e também pelo desempenho sofrível… com o selim baixo, fica difícil girar. as subidas ficam pesadas…. os outros ciclistas ficam rápidos demais

mas como saber se o selim está na altura adequada? bom, primeiro esqueça os mitos:

selim na altura do ossinho da bacia. isso é mito. pois cada bicicleta tem uma distância diferente entre a caixa do movimento central e o chão. some-se essa medida individual da bicicleta a outra, que é o tamanho do braço da pedivela, que também varia, e a geometria do quadro, e também a espessura dos pneus… observe que se trocar os pneus por pneus mais finos a bicicleta inteira fica mais baixa, mas a distância mais longa entre o selim e o pedal permanece.

então, se cada vez que se trocar o pneu, a bicicleta sobe ou desce, mas o o ossinho da bacia não, vamos mudar o selim de posição? claro que não….

para colocar o pé no cho, mesmo de salto, é preciso sair do selim. foto de mikael colville-andersen

para colocar o pé no chão, mesmo de salto, é preciso sair do selim. foto de mikael colville-andersen

colocar os pés no chão. esqueça. se o selim está na altura mínima pra não haver lesões não se consegue colocar nem a ponta do pé no chão. então, ou a bunda está no selim, ou o pé no chão. ao parar a bicicleta, desça do selim antes.

mas a questão é saber: quão alto deve estar o selim? a altura mínima é a altura do seu cavalo: das partes baixas ao chão. esse distância é a distância que deve estar o selim do ponto mais distante que o pedal pode estar do selim.

mas não se precisa saber essa medida pra ajeitar o selim. não precisa de fita métrica. mas pedir para alguém segurar a bicicleta para nós, montar na bicicleta, apoiar os calcanhares no pedal (esse detalhe é muito importante), e pedalar para trás. ao fazer isso, a perna tem que esticar toda. se não esticar toda, o selim está baixo. se esticar toda e o pedal sair de baixo do pé, o selim está alto demais.

esse é o teste mais preciso que existe. claro, não pedalamos com os calcanhares. pedalamos com a parte frontal do pé, antes do início dos artelhos, apoiada no pedal. é a parte mais larga do pé. assim, nunca esticaremos totalmente a perna ao pedalar.

essa posição permite que pedalemos sem sentir dores por esforço excessivo sobre os joelhos. também permite girar bastante.

normalmente, quando levantamos o selim da bicicleta de alguém que estava usando-o muito baixo, as pessoas costumam relatar que a bicicleta ficou repentinamente mais leve e rápida….

agora o detalhe. essa altura, medida dessa forma, é a altura mínima. sim, mínima. o selim pode estar acima disso, e é comum. eu mesmo uso acima dessa medida. há quem recomende que a altura do selim em relação ao pedal seja a altura do trocânter maior ao solo. eu mesmo prefiro usar assim. mais infos nesse link.

claro, nem todo mundo pode usar o selim nessa altura. crianças que acabaram de tirar as rodinhas e adultos que acabaram de aprender a andar de bicicleta são inseguros e precisam ter a sensação de colocar o pé no chão pra não cair. é uma sensação sem fundamento algum na realidade, mas funciona na cabeça deles. respeitemos.

por outro lado, algumas modalidades acrobáticas que usam a bicicleta mas muito pouco se pedala também exigem selim baixo para não atrapalhar manobras. aí não há problema, pois a pessoa não está pedalando mesmo. dá apenas algumas pedaladas pra pegar impulso, e só.

bom, você pode usar a altura do selim como quiser. mas lembre, não esqueça: se estiver abaixo da altura mínima, e você der mais do que uma voltinha no quarteirão, lesões virão. e com elas, dores.

as dores são fortes. e o interessante é que depois você sentirá as dores dos outros. vemos uma pessoa andando de bicicleta com o selim baixo e já nos dói a visão…. por isso, se alguém lhe avisar que está com o selim baixo, entenda, essa pessoa está tentando proteger-lhe de uma lesão. ouça o conselho. e sim, é preciso aprender a descer do selim ao parar a bike.

**para entrar em contato com o Odir, escreva para odircatanduva@yahoo.com.br.

Anúncios

25 respostas em “Dica 4 – A altura certa do selim

  1. Grande Mestre Gnomo Odir!!!
    Sempre nos alimentando com seus sábios conhecimentos gerais e universais. Estava procurando informações sobre a altura ideal para o uso do selim, na internet, um espaço virtual e dinâmico onde encontramos respostas para quase tudo, foi então que reconhci o seu nome e me lembrei que você sempre foi adepto das bikes…Parabéns pelo tema exposto!!!
    Aproveitando a época também lhe desejo boas festas de fim de ano!!! Forte abraço, Carlos Leite

    U

  2. Valeu as dicas Odir!
    Pedalo a pouco tempo e me ensinaram que selim na altura do ossinho da bacia é que é o certo. Como vc falou, a bike fica pesada e não sai do lugar, já estava querendo mudar de bike achando que o problema era dela! rsrsrs

  3. Odir, um ciclista mais experiente me recomendou aumentar a altura de selim, fiz e senti uma melhora imediata, porém a bicicleta agora faz uma zuada iritante, acho que no selim, a zuada só para quando retorno o selim a altura que utilizava antes…tenho uma mountanbike.

    • Olá Aurelino, o Odir apenas nos forneceu o texto, mas posso responder, creio que ao aumentar o selim ficou uma alavanca muito grande e pode estar forçando algum local que produz o barulho. Lembre que existe um limite máximo em cada canote até onde pode-se aumentar, verifique se não está passando este limite. Não sei se é o caso, mas sempre é bom verificar qualquer trinca em quadro, trilho do selim, etc. Este barulho pode ser apenas no selim, não sei se é novo, mas já tive selim que ficou barulhento por desgaste. Creio que um bom mecânico descobre seu problema rapidamente em uma loca de sua confiança. Abraço. Rogério

  4. Amigo nesse caso pra medir com o calcanhar serve pra quem não usa sapatilha.
    No caso quem anda sempre com saoatilha ou seja clipado deve fazer esse teste com a sapatilha???

    • Hilton, esta distância é apenas um parâmetro inicial, então pode sim fazer com a sapatilha, depois é necessário fazer um ajuste fino, até encontrar a altura ideal. Com esta aproximação do calcanhar você não estará muito longe da altura ideal. Abraço. Rogério

  5. Quase poderiam colocar essas informações como utilidade pública !!! Parabéns e muito obrigado !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s