Calendário 2013 – BREVET 200 e DESAFIO 135 – Informações preliminares

Caros Randonneurs!

Já temos marcado nosso primeiro BREVET e DESAFIO do calendário 2013, que será realizado ainda este ano, em 08/12/2012, na cidade de HOLAMBRA-SP.

BREVET 200 e DESAFIO 135
Data: 08/12/2012
Local: Holambra-SP
Percursos: BREVET 200 / DESAFIO 135

As inscrições estarão disponíveis de 10/11/2012 a 27/11/2012, bem como todas as demais informações.

AGUARDE A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SABER COMO PROCEDER, VALORES, ETC, ETC. ACOMPANHE O BLOG E FACEBOOK.

As demais datas do calendário 2013 serão divulgadas em breve! Aguardem.

Nos vemos em Holambra!!!

Anúncios

61 respostas em “Calendário 2013 – BREVET 200 e DESAFIO 135 – Informações preliminares

  1. só de ver a data ja fico ansioso. mas tenho uma dúvida. esse é o único brevet 200 do calendário 2013? estou pensando em antes de tentar o brevet fazer o desafio 135 pra ver como é meu desempenho.

    • Erick, tem mais brevet de 200 (http://www.randonneursbrasil.com.br/) mais fica longe, esse ai é perto da capital (pelo menos eu tenho problemas financeiros). Como anda seus treinos? Diz ai que dá para ter uma idéia e te dizer se seu desempenho está legal. Lembre-se que na hora dá a maior descarga de adrenalina e você acaba rendendo muito mais.

      • hehe, nem pensar em viajar pra longe. eu tenho pedalado todo final de semana uma média de 50km, 80km. num ritmo em torno de 17km/h, mas isso dentro da cidade, já fui pra santos de bike, 99km, mas 200! nunca… Vi que no ano passado tiveram 3 brevets de 200, será que esse ano não vai ter também?
        Cara, quanto a adrenalina! só de ver a data já dei um pulo!

    • Erick, teremos mais 3 brevets de 200 em SP, este de Holambra será o primeiro, depois divulgaremos os demais que serão já em 2013 a partir de fevereiro.

      • Cara, muito obrigado pelo retorno, vou me arriscar nesse 200! vou apertar os treinos e ver o que dá. Muito obrigado e até lá!

        Aliás, se tiver algum outro iniciante lendo isso, me manda email erickhurpia@gmail.com quem sabe da pra treinar juntos e na hora um ajudar outro! hehe, esse é o espírito da “prova”, não!?

      • Você já falou que fez 99 km, cara se fez isso faz 135 ou 200 km só não pode deixar se abater, o psicológico fala alto em provas longas. Outra coisa, uma boa alimentação antes e durante, principalmente durante a fase inicial para manter a energia. O chato é fazer isso sozinho, lá no audax todo mundo é amigo, ninguém vai ficar contra você, todo mundo se motiva, exemplo: parei para consertar meu suporte de garrafinha e um monte de cara reduziu e perguntou se eu precisava de ajuda. Por isso falo que lá no audax sempre você rende mais.

      • ah. é linda! rsrs. brincadeira. minha bike é uma híbrida. speed com relação mais leve. acredito i que seja apropriada. só não digo que é uma speed pq o guidao é reto. provavelmente vou usar um clip pra evitar um pouco do vento.

      • No mês que vem vou pegar meus irmãos e vou levar eles lá em Holambra para fazer o percurso de 200 KM, quiser ir podemos nos encontrar lá. Mais velho faz talvez o Desafio mais sei que meu irmão mais novo faz o Brevet, ele tem uma hibrida que ele montou e ele já está andando 150 km com facilidade no ritmo de 18 km/h (final já contando o tempo de parada).

      • Lá o ideal é manter uma velocidade média acima dos 19 km/h contando os tempos de parada, se ficar abaixo disso mas acima dos 17 hm/h termina mais fica no risco de furar o pneu algumas vezes ou ocorrer algum problema (tipo caibra ou na bicicleta) e não conseguir completar a prova no tempo. Lembre-se dos ventos que podem ferrar uma prova.

      • audaxioso, com certeza eu topo encontrar com vocês lá! vai ser um ótimo teste! Estava olhando meus treinos, em trechos de estrada ou mesmo sem transito mantenho uma boa velocidade, sinceramente estou confiante! hehe, mas 200 eu nunca fiz.

    • Erick, vai tranquilo eu tô com 50 anos fiz o desafio 200 dia 29/09, quase sem treinar 1 fim de semana antes pedalei 90 km, estava com tendinite no braço direito, unha encravada infeccionada no pé direito, não fui com minha speed por causa do braço, terminei em 12:40 até chorei de emoção, tive muitas caimbras no km 130 e ainda tinha 6 horas pra terminar diminui o ritmo e consegui, no pedal sem sapatilha!

      • caramba claudio, isso sim é determinação! ri muito com o detalhe da unha encravada rsrs

        Galera vocês tem treinado onde?

  2. Agalera do Audax SP, vocês estão de parabéns, participei do Desafio 200 de Boituva e adorei. Estava treinando para provas de velocidade mais gamei na prova de resistência e estou ansioso por este Brevet de 200 em Holambra. Só uma coisa complica, as provas serem realizadas no Sábado e conflita com meu trabalho, vou tentar negociar com o pessoal aqui. Domingo dá para trazer mais gente para o evento.

    • Wellington, realmente algumas pessoas tem problemas no sábado, por outro lado também temos a turma que vem de longe e se terminássemos a prova no domingo 20h30, muitos teriam dificuldade para voltar a suas cidades e estados. Rogério

      • Sim é complicado pois é um evento que demora muito. Fui ai e vi que só o Brevet 200 pegou um dia. Aqui já pedi para meu superior não me escalar no sábado no próximo semestre só para poder participar, como sou funcionário público tenho algumas regalias para compensar o baixo salário. O audax de SP em 2013 vou participar de todos e se possível vou até me candidatar para ajudar em alguma coisa se a sua equipe precisar.

      • é realmente uma pena pois eu também trabalho aos sábados

  3. Rogério,
    Prometi pra patroa que esse ano não teria mais Audax… Acho que vou apanhar quando falar que tem mais um em dezembro! Kkkkkkkkkkkkkk
    Legal que o percurso é o mesmo do começo do ano!

    • Flávio, sempre deve informar o pior cenário, audax todo final de semana, assim sempre estará bem na fita com a patroa, cancelando em nome do amor e da companhia dela nos finais de semana, rsrsrrs. Abraço. Desconhecido.

  4. Oi Pessoal. Tudo bem ?

    Confesso a vocês que estou tentado a participar desse Audax 200 do dia 08/12 em Holambra. Nunca participei de brevet antes e admiro muito esse tipo de evento. Admiro muito mesmo. Porém, tambem estou cheio de dúvidas e incertezas. Estou voltando a pedalar agora. Já fiz alguns passeios longos. Tenho 3 voltas de 120 km. Pedalo sempre de speed, pois nao tenho MTB. Pretendo treinar todo dia 40 km, de segunda a sexta, só girando e aos sábados e domingos girar uns 60 km. Para o mês de novembro, pretendo rodar um pouco mais aos domingos. Meu peso está normal para minha altura (1,72m e 71kg), mas meu condicionamento físico está longe do desejável. Tenho um blog, que será por onde postarei meus treinos. Caso alguém queira acompanhar minha preparação, todos os comentarios e sugestões do pessoal, será de muita valia para mim. Também, pelo blog, postarei minhas impressões sobre cada treino, voltados especificamente para o Audax 2013. Segue o link do blog, http://www.ciclismoribeiraobonito.blogspot.com . É um blog bem simples. Mas o que vale é o gosto por pedalar.

    Valeu pessoal. Bom pedal a todos.

    Fabio

    • Olá Fábio,
      Seja bem-vindo!!
      Fique tranquilo, pelo que disse conseguirá completar, basta dosar seu ritmo, pois o ritmo para 120 não é o mesmo para 200km.
      Quanto ao seu treino, uma sugestão que dou é não treinar todos os dias da semana, faça um descanso às segundas, e aumente a km aos domingos, mas não muito, não precisa fazer mais que 150 para testar seu limite e ganhar experiência em distância maiores até o dia dos 200.
      Na última semana descanse, treinar não vai melhorar em nada seu preparo, treine leve e 3 dias somente, só no girinho.
      No último domingo antes da prova não faça treino muito longo, cuidado com lesões às vésperas.
      No mais é alimentação regrada e hidratação antes, durante e depois da prova.
      Quanto à bike, tranquilo, a speed é uma escolha excelente, o desempenho é dos melhores.
      Bons treinos.
      Abraço
      Rogério

      • Olá Pessoal.

        Agradeço muito a atenção dispensada. Infelizmente tive uma gripe bem chata nesses últimos dias e acabei não iniciando meus treinos ainda. Sei que não tenho muito tempo, afinal esse primeiro brevet já esta aí. Eu somente tenho as manhãs para treinar, das 5h30 as 8h00. Há previsão de que amanhã, dia 25/10 não esteja chovendo nesse horário, como tem ocorrido nos últimos dias. Peço desculpas não atualizar o blog com os treinos ainda.

        Obrigado pessoal.

        Abraço a todos.

        Fabio

    • Acredito que se você tiver sucesso vai conseguir coisas maiores, estou usando essa filosofia no treinamento de meu irmão menor (1 ano a menos, kkkk). Já conheço essa região, a altimetria diz 2.219 m em 200 km percorridos, o que acho legal pois não é exagerado e nem modesto, é justo para uma prova de audax.

      Para enfrentar essa altimetria (quando você for fazer isso pela primeira vez) controle o psicológico, se alimente bem antes, durante e depois. Para reforçar o psicológico do meu irmão dia 4 de novembro vou levar ele para lá só para ele se ambientar com a pista.

      Atualmente ele treina comigo e ele já me acompanha, acredito que se ele fazer o desafio ele vai sobrar e se fazer o brevet ele vai sofrer um pouquinho mais vai terminar. Eu já estou treinando para o Brevet 400 km.

      Digo a mesma coisa para você (que falei com ele), segue seu ritmo, só preste atenção se seu ritmo vai ser suficiente para terminar a prova, o ritmo deve levar em consideração tempos de parada e não se esqueça que imprevistos podem acontecer.

      Quer conhecer o audaz? Eu conheci por um cara no youtube chamado Ivan Rolim, cara aprendi muito sobre audax lá.

      Também tenho um blog, segue: http://audaxioso.wordpress.com no qual documento os meus treinos e do meu irmão.

      Nos vemos em Holambra.

      • O Ivan Rolin é nosso amigo de longa data, sempre presente aqui por São Paulo, este ano apesar de ter feito um descanso, tem sido nosso cinegrafista oficial dos brevets.

      • Depois de ficar quase 9 anos parado (depois do meu acidente enquanto treinava) eu vi uns vídeos no youtube dele, assisti todos e ai me inscrevi no Audax de Boituva. Minha idéia era voltar a pedalar corridas curtas (120km) e de tempo (competição normal), mais fiquei encantado com o Audax, graças ao Ivan e ao Desafio de Boituva.

        Parabéns Ivan e grupo do Audax SP.

    • Fábio, treino para ciclismo de longa distância requer tempo. Domingão o que você faz geralmente? Infelizmente (para minha esposa) reservei o domingão para treino de longa distância, são treinos que você não faz todo dia e as vezes nem todo o domingo, exemplo: esse final de semana andei 250km com elevação acumulada de 4.200 m, no próximo domingo vou treinar uma distância menor, 135 km com elevação acumulada de 1.200 m para poder dar um tempo para meu corpo se recuperar.

      Acompanhei seus dados de treino, você mantém boa média mais seus treinos estão abaixo da quilometragem que dá experiência para os 200 km do Audax. O que eu recomendo, neste Audax participar do desafio (eu também fiz o audax desafio na primeira vez), se enturme, faça amizades e se contagie com o clima legal. No segundo já faz o Brevet, você vai ver que você já vai estar se sentindo em casa.

      Com tempo durante os próximos meses tente jogar treinos de 150 km pelo menos 2 vezes por mês para que seu corpo adquira resistência ao exercício e para que você treine seu psicológico.

      2013 promete muitos eventos do Audax, outra, vou participar dos eventos do Rio de Janeiro também, se quiser ir podemos juntar um grupo aqui em SP para eventos fora.

  5. Olá Pessoal,

    Estou pedalando desde julho desse ano e desde que ouvi falar do Audax me interessei pelas provas. Meu percurso mais longo até agora foi de 35 km com média de 18 Km/h, pedalo em média 100 Km por semana . Gostaria de começar a me preparar para as provas de 2013 e preparar a magrela também, tenho uma mtb de 24 marchas, já vi que preciso trocar os pneus por sliks, tem mais alguma coisa que seja importante fazer na bike?

    • Humm,

      Você precisa ter resistência ao exercício, para isso treinos mais logos são necessários (não vou dizer a quilometragem pois você deve crescer dentro de seu potencial). Ai vem minha primeira pergunta: Tem acesso fácil a rodovia boa de se treinar (com acostamento em 100% em boas condições)? Uma boa rodovia com bom acúmulo de elevação vai lhe ajudar a ir mais longe e criar resistência ao exercício.

      A bike é importante, principalmente para obter bom rendimento inicial e elevar a moral, embora eu sempre utilize treinos intercalados com bike boa e bike ruin. Como é sua Bike? Quando treinar com sua bike boa você vai longe, isso motiva muito e dá segurança na hora da prova.

      Você teina sozinho? Cara treinar sozinho é chato e as vezes desmotiva (quando por exemplo está no pé de uma subida de vários km e com temperatura perto dos 40). Sempre que consigo a companhia dos meus irmãos nem percebo a quilometragem passando, e na hora da parada para comer sempre tem piadas.

      Recomendo que vá até o Youtube e procure por megarider lá vai conhecer um cara chamado Ivan Rolim que documenta suas provas do Audax. Voltei a pedalar em Fevereiro/2012 (fiquei parado 8 anos devido a um acidente) e conheci o Audax no Youtube por esse cara ai agora em Agosto e já participei de uma prova.

      Lembre-se:
      1 – sempre evoluir
      2 – respeitar o seu limite
      3 – fazer isso com prudência

    • André,
      Complementando o que o Wellington disse, com relação à bike, muitos usam a MTB, sem problemas, colocando um pneu slick de no máximo 1,5 pol creio que terá um bom rendimento. No mais seria avaliar se colocar bagageiro para carregar alguma coisa que deseje. Nas provas de 200 e 300 a maioria não colcoa o bagageiro, vai de cada um. Claro que deve ter espaço para duas caramanholas de água, pelo menos eu recomendo duas. É isso. Abraço. Rogério

  6. Oi pessoal! Sou novo no ciclismo. Mas a idéia de um desfio de 200 km me atiçou as lombrigas Hehehe… Tenho uma Mountain Bike com aro de 29 polegadas Trek Dual Sports. Será que da para encarar uma prova com ela? Ou seria necessário uma speed? Quanto ao treino estou fazendo reforço muscular na academia, afinal já estou nos cinquentinha… Vou dar uma incrementada nas distancias. Bom, qualquer dica será muito bem vinda, afinal eu sou completamente ignorante no assunto. Obrigado e abraço.

    • Roberto, seja bem-vindo na modalidade. Primeiro recomendo que leia todas as dicas que estão no nosso site, tem o menu DICAS, é só acessar. Também peço que leia os regulamentos para se familiarizar. Com relação à bike, qualquer uma servirá, este ano o Zé Armando terminou os 600 com uma 29, claro que colocou pneu mais estreito e no caso dele não tinha suspensão, é mais peso e pouco ajuda no asfalto, pode dar conforto, vai da sua decisão. Bons treinos. Rogério.

    • Pega sua bike, joga um pneu mais fino possível e vamos para o Audax, acho que mesmo se não conseguir terminar uma prova (na primeira vez que for) você deve levantar a cabeça e continuar a lutar, afinal Audax é uma prova de superação pessoal e o que não pode ocorrer é você regredir com o passar do tempo. Veja Ivan Rolim http://www.youtube.com/user/ivanrolim ele falhou em seu primeiro Audax e cresceu muito nos demais que participou e se tornou alguém em que podemos olhar e falar, puts o cara se supera a cada prova. Conheço uma pessoa (não vou citar nomes) que tem potencial mais não quer ir por talvez medo, ele nunca vai se superar assim.

      Meu irmão (que vai participar deste Audax em Holambra comigo) também tem uma Trek aro 29, ele tirou a suspensão e colocou um queixo duro (garfo comum) de fibra especial para aro 29 a bicicleta dele continuou mais confortável que uma speed e ficou muito rápida. Se um dia for fazer isso fica esperto para o pedal não abaixar muito e por isso tem que ser garfo para aro 29 e não speed, na bike do meu irmão o pedal abaixou 1 centímetro mais ou menos.

      Outra coisa, um ciclista deve confiar na sua bike, por isso alguns ciclistas embora utilizem equipamentos exóticos eles pedalam bem, eles confiam na bike (veja paris-brest-paris no youtube e morra de rir com as bikes). Pedale na sua bike e sinta ela, faça ela fazer parte de você e ai vai entender se ela consegue ou não terminar uma prova.

      Faça sempre antes da prova 1 semana antes uma revisão e dê uma pedalada de uns 20-40 km para ver se está tudo OK, um mecânico pode vacilar em alguma coisa e você é que fica na estrada. kkkkk

      Vamos todos para o Audax 🙂

  7. Muito obrigado pelas respostas pessoal. Estou me preparando para fazer um no inicio de 2013. Daqui a 15 dias vou dar um pedalada de 90 k ( tentar pelo menos…). Dai já vai dar para tirar a temperatura da bike. Abraço para todos!

  8. ola pessoal, tudo bem, bom lendo tudo ai escrito, só tenho a dizer ,estar de bem com a saude,estar de bem com a mente, estar de bem com sua bike porque ela é sua parceira em todo seu caminho por todo tempo, se for speed , mtb bmx …. , tanto faz, se você esta de bem com ela, tudo estara bem, um mapa na mão, rota planejada, minimo de ferramentas, material para reparos em pneus e etc, suprimentos de agua e alimentos, acho que que todos nós temos que ler um pouco sobre um cara que acabou de fazer um Audax de 1000 kilometros no Rio Grande do Sul, este cara é o Rafael Dias, se procurarem vão achar coisas escritas dele por ai.
    Parabéns Rafael pelo feito.

  9. Pessoal, depois de muitos e muitos anos voltei a pedalar em março pelas ruas com minha MTB de 20 anos, 18 velocidades, em grupo de night bikers duas vezes por semana por 30km com media de 16km/h. Também passei a pedalar sozinho nos finais de semana na ciclovia e ciclofaixa os mesmos 30km, mas com média de 18km/h. Há um mês comprei uma Specialized Allez Comp Int C2 com Shimano 105 e com ela pedalo 60km na ciclovia ou na USP com média de 25 km/h. Um domingo desses fui com um grupo da Paulista até o Hopi Hari pela Bandeirantes e voltamos. Foram 140km com média geral de 22km, 26 na ida e 20 na volta com vento contra o tempo todo. To afim de fazer o Desafio 135 em dezembro. Vocês acham que consigo? Que preparação devo fazer? O que devo levar na bike (peças e alimento)?

    • Olá Vitor, pelo que relata será fácil para você completar os 135km, tanto pelo equipamento quanto pelas médias. A velocidade de corte são 15 km/h, então não deve ter problemas, diria até que poderia arriscar os 200km, vai depender de sua resistência e preparo psicológico. Com relação a peças e alimentação, aconselho que leia as dicas que estão no nosso site, tem um menu para elas, se continuarem as dúvidas pode perguntar. Bons treinos. Rogério.

      • Rogério, obrigado pela resposta. Quando você fala em velocidade de corte de 15km/h, isto significa velocidade média pedalando ou considera também o tempo parado? Ou seja: em um percurso de 135km o tempo total de prova (pedalando + paradas) tem que ser inferior a 9 horas. É isso?

      • Exatamente Vitor, é a média total, pedalada+parada, você gerencia da forma como preferir suas paradas para não exceder o tempo. Recomendo também a leitura do regulamento no site, temos itens obrigatórios que você deverá usar, e o principal é que deverá ser autossuficiente, nessa modalidade é expressamente apoio externo ao longo do percurso, somente nos PCs poderá acontecer. Abraço. Rogério.

  10. Pessoal, costuma ser tranquilo embarcar com bike, no busão, de campinas pra holambra? caso aconteça de não conseguir embarcar (ou caso eu não queira rsrsrs), é tranquilo percorrer esses cerca de 40km entre as duas cidades, no dia anterior ao brevet? saindo da rodoviária de campinas, mesmo?

    Só pra constar, eu estaria vindo de BH pra Campinas.

    • Ninocoutinho, o pessoal não costuma incomodar, mas sabe como é, pode dar problemas mesmo, ou até quererem cobrar alguma taxa. Acho que seria tranquilo ir pedalando, é uma estrada com acostamento largo, claro que de sexta feira eu recomendo evitar o final de tarde devido ao movimento.
      E pedalando já vai entrando no clima do brevet. Boa viagem. Rogério

      • Obrigado, Rogério. Fiz uma pesquisa melhor e, avaliando o que o Jota disse abaixo, e também meus horários, o que devo fazer, caso não queira pedalar de Campinas a Holambra, seria pegar um Cometa BH – São Paulo e em SP pegar outro Cometa sentido Mogi Guaçu, que aí eu desço em Holambra. Valeu, estou no aguardo da abertura de inscrições, abraço.

    • Boa noite Nino Coutinho, sou cicloturista e morador de Holambra. Vou e volto de Campinas todos os dias.
      A empresa de ônibus que faz o trajeto Campinas x Holambra não é ônibus de viagem como o que você virá de BH, é um coletivo intermunicipal e assim “não” conseguirá embarcar a bike.
      Não tenho como oferecer estadia em casa, mais posso te ajudar a chegar em Holambra lhe oferecendo carona. Na sexta-feira saio de Campinas as 17h se você se programar e quiser carona, me passe um e-mail em: jotaciclo@outlook.com abraços

      • Olá, Jota, obrigado pelo alerta, e também pela oferta! Confesso que nem tinha suspeitado dos ônibus serem ônibus “comuns”. Bem, no fim eu só vou poder passar por Campinas se eu conseguir não trabalhar na sexta-feira. Isso pq só tem um horário diário de BH pra Campinas, que é 21h. Só serviria pra ir na quinta-feira (na sexta, não ia dar tempo hábil ou seguro pra chegar na largada). Se fizer isso, chegaria em Campinas cedinho na sexta, então teria o dia inteiro pra me deslocar pra Holambra. Já se eu conseguir trabalhar só sexta de manhã, consigo pegar um ônibus à tarde pra SP e, de SP, de noite, pegar algum pra Mogi Guaçu, descendo antes em Holambra. Bem, obrigado pela ajuda! Espero que nos encontremos em Holambra, Campinas ou na estrada hehehehe!! Guardei seu mail aqui, abraço!

      • Nino, entendo o seu dilema e aqui deixo minhas sugestões:

        – A carona que ofereci fica de pé;

        – Não acho uma boa ideia ir para Sampa e depois voltar indo para Mogi, pois da pista de Mogi até Holambra serão mais 7 km de pedal pra você o que na minha opinião, não vale a pena.

        Se vier de BH x Campinas, venha cedo como falou e vai pedalando mesmo até Holambra. Serão 40 km tranquilos em pista muito boa com acostamento largo, postos de apoio para paradas e também dois postos da Policia Rodoviária o que torna a rodovia mais segura contra roubos e furtos.

        Se quiser trocar informação dá um alô.

        Abraços

    • Melissa, o próximo brevet em Holambra será no dia 29/junho, mas ainda não está definido a distância do desafio, deve ficar entre 100 e 135km.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s